segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Oração pessoal



Jr.3.3 “Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.” Deus quer dar direção às nossas vidas, quer nos dizer o que fazer, o que não fazer, o que mudar, para onde ir, para onde não ir, como servir... O Senhor quer nos orientar em nossa vida pessoal, social, eclesial, familiar, profissional, etc. Quer dizer como devemos exercer nossos Ministérios. Afinal de contas, não basta servir a Deus; é preciso servi-lo de acordo com a Sua vontade e com o Seu plano.

O Catecismo da Igreja Católica e Santa Teresinha do menino Jesus nos dão uma definição que nos leva a refletir sobre o ato de orar: "É um impulso do coração, é um simples olhar de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria."

CONCEITO:

· é um termo muito falado na RCC, dada a sua importância na vida do cristão, na vida daquele que deseja ter uma vida plena no Espírito Santo. Mais do que um dever cristão, é uma necessidade humana. Trata-se de um momento de intimidade com Deus, um diálogo entre criatura e criador, entre o filho e seu Pai Celeste que é inteiramente Amor. Significa, pois, uma troca de amor entre o ser humano e Deus.

· É o encontro entre a sede de Deus e a nossa.

· É crescer num relacionamento de intimidade com o Senhor;

· é convivência com Deus! Não tanto para pedir, embora você possa, mas para se envolver com o Senhor!

· Não se trata da simples devoção de fazer orações, mas é um crescimento contínuo de intimidade com Deus, um desafio de irmos sempre mais “além do deserto”

· é rasgar o coração em Sua presença apresentando ao Deus Misericordioso nossas fraquezas, insatisfações, dores, chagas, necessidades, súplicas; é escutarmos Sua voz que está sempre a nos falar; é nos deixarmos inundar pelo Espírito Santo.

FONTES QUE AJUDAM: Palavra de Deus; a Liturgia da Igreja; as virtudes teologais.

FORMAS DE ORAÇÃO: Louvor; ação de graças; adoração; em línguas; escuta; súplica; entrega; intercessão; cura.(oral e mental)

NADA SUBSTITUI A ORAÇÃO PESSOAL: nenhum Terço, Novena, Via Sacra, CD de música católica por melhor que seja a letra da música, serviço pastoral.

TRÊS PONTOS PRECISAM SER OBSERVADOS POR QUEM QUER ENTRAR NA INTIMIDADE COM DEUS: tempo; fidelidade a este horário e a perseverança..

QUATRO PASSOS DA ORAÇÃO: 1 - Entrar na presença de Deus; 2 - Falar com Deus; 3 - Ouvir a Deus; 4 - Obedecer a Deus.

ASPECTOS PRATICOS DA OP: o lugar; ambientação; horário; postura; diário espiritual (É importante anotar tudo o que foi significativo durante a oração).

DIFICULDADES NA OP: o pecado; falta de perdão; incredulidade; aridez

ORAÇÃO DE JESUS: Mt.14,23; Mt.26,36; Mc.1,35; Mc.6,46; Mc.14,35; Lc.3,21; Lc.5,16; Ef. 6,18

Uma planta que nunca é regada, seca e morre. Da mesma forma, se você não cultiva a relação com Deus, você tende a se afastar dele, e morrer na fé. E sofre as conseqüências em sua própria pele. Assim, o orante se apresenta diariamente ao Senhor porque tem a necessidade de encontrar-se com aquEle que ama e por quem é amado, precisa de um momento a sós com aquEle que é bom, que tudo sabe, que tudo pode, com aquEle que é pura Misericórdia, que compreende o que ninguém, por melhor que seja, compreenderá. Precisamos avaliar e aprimorar o nosso relacionamento com o nosso Deus.
Postado por Krish Silva





Nenhum comentário: